top of page

CET: Saiba como descobrir quantos Juros você está pagando de verdade em qualquer operação financeira

Atualizado: 5 de mai. de 2022

Edição e Produção de Vídeos: Renato Rocha Prado

Revisão de Conteúdo: Isabel Franson


As últimas pesquisas sobre a educação matemática do brasileiro indicam que a esmagadora maioria dos brasileiros não entendem os Juros e as Taxas de Juros.

E quem sai no prejuízo com isso é você.

Esse desconhecimento sobre como essa matemática das finanças funciona que leva ao endividamento crônico, as dívidas que dobram em questões de meses, aos boletos e faturas intermináveis, o principal, mas não o único, responsável pelo endividamento dos brasileiros é essa falta de conhecimento.


Simplificando as coisas, a taxa de juros é uma variável matemática, que tem o símbolo da porcentagem (%) e toda taxa de juros é calculada com base em um período, ou seja, ela pode ser diária (% a.d.) , mensal (% a.m.) ou anual (% a.a.).


A taxa de juros sozinha não faz nada mas, nas operações de crédito do nosso dia a dia, como parcelamentos, empréstimos e financiamentos, a taxa de juros se junta a sua “comparsa”: o prazo, ou seja, o número de parcelas.

A taxa de juros e o prazo são capazes de causar um estrago terrível ao nosso bolso, e da pior maneira possível: aos poucos, sem você perceber antes que seja tarde demais.


A sacada que os bancos fazem com a gente é nos levar a focar apenas no valor das parcelas, daí a gente cai na armadilha da “parcelinha que cabe no bolso”, e o jeito que eles fazem essa matemágica é unindo Prazo e Taxa de Juros.

Uma taxa de juros nem sempre precisa ser alta para causar um estrago, basta aumentar o prazo, e isso vem com um benefício às avessas, um prazo maior e uma taxa de juros menor fazem com que as parcelas fiquem mais “baratas”, porém, o custo efetivo total (CET) dessa dívida aumenta muito, pois a taxa de juros e o prazo causam o efeito acumulativo, o tal dos juros compostos, que crescem “devagarinho” e vão comendo seu bolso aos poucos


Utilizando nossa calculadora de CET você faz as contas de maneira simples e rápida, vai descobrir qual o CET e a Taxa de juros escondida em qualquer parcelamento e vai saber também se pagou 2 ou até 3 vezes o valor original do produto.

Esse a mais que você paga nos parcelamentos ou dívidas, são os JUROS, esses sim são o “inimigo”, você deve evitar pagar Juros sempre que puder, pois Juros são a quantidade de dinheiro (R$) a mais que você jogou fora! (Bancos lucram com esses juros abusivos que pagamos).


É isso mesmo, esse dinheiro que você paga a mais na forma de juros e que vem diluído nas parcelas, é dinheiro jogado fora! Isso porque o tempo que você vai ter que trabalhar a mais, as horas extras, os “bicos” e os se vira nos trinta da vida, esse esforço e sacrifício você não recupera nunca mais, o tempo perdido trabalhando a mais para pagar o juros é um tempo irrecuperável. E o tempo é a mercadoria mais importante da sua vida, cada segundo que você perde nunca mais dá pra recuperar, seja rico ou seja pobre, por isso é preciso EVITAR PAGAR JUROS.


CET - Custo Efetivo Total


E como fica esse tal de CET nisso tudo?


O Custo Efetivo Total é a medida financeira que você precisa buscar pois ela que vai te dizer quanto a mais você está pagando na operação financeira, a Taxa de Juros não nos diz muita coisa e ela depende do Prazo e outros detalhes nos contratos de crédito que nem sempre podemos descobrir. Mas o CET não tem como esconder nem tem como mascarar ele.


O CET vai te dizer o quanto de juros e outras custas você está pagando em qualquer operação financeira, seja ela empréstimo ou financiamento, contanto que você saiba o valor que pegou de crédito, o prazo e o valor das parcelas, você consegue descobrir o CET utilizando as nossas calculadoras.


Portanto o CET serve pra te dizer o tamanho do prejuízo, mesmo que você não saiba a taxa de juros, além disso, nossa calculadora descobre a taxa de juros efetiva pra você, bem legal né!


Por fim, o CET serve também para quando você precisa comparar dívidas, como quando for fazer Troca de Dívidas como a gente explica no vídeo a seguir.





Como falamos no vídeo saber o CET e usar ele é um dos pilares para um bom planejamento financeiro pessoal, porém, pedir para o banco ou financeira o CET nem sempre pode dar certo ou as vezes nem dá pra confiar. E calcular isso de cabeça é impossível.


Por isso mesmo a ffatorial desenvolve ferramentas e calculadoras para facilitar essas finanças do dia a dia, abaixo você pode testar nossa calculadora simplificada de CET é só clicar no botão pra abrir o mini app.





Teste agora nossa Calculadora de CET simplificada



O CET é realmente uma das informações mais importantes na hora de tomar suas decisões financeiras e a regrinha é simples, quanto menor o CET melhor. Menos CET significa menos juros pagos, menos dinheiro perdido.


Pensando nisso, desenvolvemos a calculadora interativa para você calcular o Custo Efetivo Total, de qualquer operação financeira, basta inserir o valor à vista do produto ou o valor que foi contratado no crédito, o número de parcelas e o valor das parcelas. De cara, ela vai calcular para você o quanto de Juros você vai pagar nessa operação e o CET (%) que é uma medida que diz pra você em porcentagem quantas vezes a mais você pagou com custos e juros.

E se você quiser saber mais sobre essa questão dos juros e do CET assista nossa playlist de vídeos sobre Como Pegar um Empréstimo.


Gostou de mais essa nossa dica de finanças? Então deixa um like, compartilhe e cadastre-se no nosso blog, é só acessar com seu gmail ou facebook, assim você póde deixar seu comentário pra gente, sugestões para novos temas e vídeos, além de ficar sempre atualizado dos nossos cursos gratuitos, posts e muito mais, clica lá, cadastre-se é rápido e simples.


142 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page