top of page

Perfil de Investidor, qual é o seu?

Atualizado: 6 de mai. de 2022

Escrito por: M.e Gabriel Sarmento Eid

Edição e Produção de Vídeos: Renato Rocha Prado

Revisão de Conteúdo: Isabel Franson

Olá a todos e sejam bem vindos!


Hoje vamos abordar algo que toda pessoa que vai investir por uma corretora vai ter que fazer: o teste de Perfil de Investidor. Por meio do preenchimento de um questionário você irá fazer uma autoanálise para definir o seu perfil (na tabela a seguir temos alguns tipos de perfis de investidor pela nossa metodologia).





O seu perfil vai servir de orientação sobre quais tipos de investimentos se enquadram melhor com as suas características como investidor, isso auxilía nas decisões de investimentos e definição de ativos-alvo – uma vez que temos muitos ativos-alvo disponíveis, é bom poder “filtrar” aqueles que servirão melhor ao seu perfil e objetivos de investimentos. É bom lembrar também, que seu Perfil, assim como seus objetivos, pode vir a mudar ao longo do tempo e, por isso, não há nada de errado em refazer essa autoanálise periodicamente.


Além disso, o teste de Perfil vai determinar quais investimentos vão ficar habilitados pra você na plataforma da sua Corretora.


Conhece-te a ti mesmo

Filosofias a parte a primeira coisa que todo investidor iniciante precisa fazer é um teste de perfil do investidor seja aquele feito ou exigido pela corretora ou banco, seja um no site da CVM.


Nós aqui da f fatorial desenvolvemos o nosso próprio teste de perfil de investidor disponível nesse botão abaixo:

Saber o seu perfil de investidor é muito importante pois ele vai te dizer às alternativas de investimentos que são mais adequadas para você e seus objetivos de investimentos, de acordo com o seu perfil.


Mas, então, o que é esse tal de perfil e por que ele é importante?


Vamos discutir isso e explicar como funciona nosso teste de perfil.


Não deixe de escutar esse papo cabeça sobre Perfil de Investidor no nosso episódio 05 do PodPoupar!

Estamos no SPOTIFY clique no botão abaixo siga-nos! Ajude a FFatorial a disseminar esse conhecimento tão fundamental, gratuitamente.



A importância do Perfil de Investidor


Saber seu Perfil de Investidor é fundamental pois vai te ajudar a entender quais investimentos são mais adequado para os seus objetivos e seu perfil. Se você tem aversão ao risco nos investimentos isso é determinante na escolha entre renda fixa ou variável, da mesma maneira, caso seus objetivos de investimentos sejam de longo prazo e você seja jovem, sua predisposição aos riscos da renda variável pode ser diferente. Sem falar no peso que os objetivos tem sobre seu perfil, assim, cada momento da sua vida e cada planejamento de investimentos que você for fazer vai ter o seu momento e esse momento pode influenciar, e muito, o seu perfil de investidor. Um investimento com uma grana extra do FGTS, por exemplo, pode ser mais arriscado. Uma aplicação voltada para construir uma reserva de emergência, por sua vez, não pode ser tão arriscada assim.


Essa é a importância de se saber o seu Perfil de Investidor, é conhecer a si mesmo e poder filtrar as várias opções de investimentos que serão mais adequadas para o momento que você está passando na sua vida financeira.


Além disso, temos a questão legal, da obrigatoriedade de se fazer um teste de perfil para poder realizar investimentos, uma exigência da CVM, por esse motivo, toda corretora, anualmente, vai te pedir para fazer e refazer o teste de perfil. Mas, cuidado, muitos testes de corretoras são bastante simplificados e pouco servem para definir o seu perfil.


Pensando nisso, sugerimos experimentar o nosso teste de perfil de investidor. Com esse teste você vai conseguir entender qual o momento da sua vida financeira, qual o objetivo do seu investimento em questão e quais opções são mais adequadas para que você equilibre, seus objetivos e seu perfil.




Os tipos de Perfil de Investidor


Existem vários tipos de perfil de investidor de acordo com a metodologia adotada. Aqui na F Fatorial nós temos uma tabela com 5 perfis. Lembrando que não existe certo ou errado nesse teste, é uma questão de definição de como você lida com o risco e com o seu dinheiro, nada mais do que isso, o teste de perfil é um momento de auto critíca e sinceridade, de auto conhecimento.


Conservador

Quem se enquadra nesse perfil costuma ter ao menos, uma das seguintes características:

  • Vive no limite da renda, as vezes, sobra pouco dinheiro no fim do mês

  • Nenhuma disposição em correr riscos com o dinheiro investido

  • Nenhum ou Pouco conhecimento de mercado financeiro e de capitais

  • O objetivo do dinheiro é constituir uma Reserva de Emergências

  • Busca algo rentabilidades como a da poupança ou melhor

  • Aplicações de Pé de Meia tem esse perfil SEMPRE

Os investimentos mais adequados aos Conservadores são: As 3 opções de Pé de meia (Poupança, CDB de Liquidez Diária, Fundos de Renda Fixa de liquidez diária) ou CDB, LCA e LCI comuns.

Moderado

Quem se enquadra nesse perfil costuma ter ao menos, uma das seguintes características:

  • Renda mensal equilibrada no limite, sobra pouco dinheiro no fim do mês

  • Aceita um pouco de risco com parte do dinheiro investido

  • Pouco ou Razoável conhecimento de mercado financeiro de renda fixa

  • O objetivo do dinheiro é constituir uma Reserva de Emergências ou Ganhar da Inflação

  • Começando o Pé de Meia

  • Busca rendimentos acima da taxa Di ou SELIC

Os investimentos mais adequados aos Conservadores são: As 3 opções de Pé de meia (Poupança, CDB de Liquidez Diária, Fundos de Renda Fixa de liquidez diária) ou CDB, LCA e LCI comuns, os Títulos Públicos e Fundos de Renda Fixa.

Arrojado

Quem se enquadra nesse perfil costuma ter ao menos, uma das seguintes características:

  • Renda mensal equilibrada, sobra dinheiro no fim do mês, ao menos 5% da rend;

  • Pé de Meia consolidado ou em fase de consolidamento

  • Aceita um pouco de risco com o dinheiro investido

  • Razoável ou Bom conhecimento de mercado financeiro e de capitais;

  • O objetivo do dinheiro é construir um patrimônio ou ter uma renda extra de juros

  • Busca rendimentos acima da taxa Di ou SELIC e Inflação

Fase de transição na vida do investidor, quem estuda se torna Objetivo, quem cede aos apelos do mercado e do lucro vira Apostador.

Os investimentos mais adequados aos Conservadores são: As 3 opções de Pé de meia (Poupança, CDB de Liquidez Diária, Fundos de Renda Fixa de liquidez diária) ou CDB, LCA e LCI comuns, Títulos Públicos, Títulos Privados e Fundos de Investimentos de Renda Fixa ou Multimercado.

Objetivo

Quem se enquadra nesse perfil costuma ter ao menos, uma das seguintes características:

  • Renda mensal equilibrada e planejada, consegue economizar todo mês, pelo menos 10%

  • Suas finanças e investimentos tem objetivos, metas e prazos definidos

  • Tem disposição em correr riscos com o dinheiro investido, equilibrando risco e retorno

  • Bom ou Ótimo conhecimento de mercado financeiro e de capitais

  • O objetivo do dinheiro é constituir uma Renda adicional e/ou Consolidar Patriomônio

  • Já consolidou seu Pé de Meia

  • Busca algo melhor do que a Renda Fixa

Os investimentos mais adequados aos Objetivos são: Quaisquer que se adequarem ao seu planejamento e necessidades do momento. Renda Fixa e Variável; Os preferidos costumam ser FIIs, Ações, Debêntures, CRI, CRA e NTN-B.

Apostador

Quem se enquadra nesse perfil costuma ter ao menos, uma das seguintes características:

  • Renda mensal equilibrada ou desequilibrada

  • Tenta investir todo mês, mesmo que isso desequilibre seu orçamento mensal

  • Muita disposição em correr riscos com o dinheiro investido

  • Razoável conhecimento de mercado financeiro e de capitais, porém julga saber muito sobre o assunto

  • O objetivo dos investimentos é ficar rico

  • Busca algo renda muito, sem referências, ou, quando tem referência, que renda mais que a inflação

  • Topa qualquer investimento que esteja sendo anunciado como de alto de rendimento

  • Investe antes de planejar ou estudar o assunto

  • Segue tendências de redes sociais ou recomendações sem questioná-las (falta ceticismo)

Os investimentos mais adequados aos Apostadores são: os que derem o maior rendimento, gostam de Ações, Títulos Públicos e ETFs. Infelizmente muitos não identificam o momento de entrada e saída correta.




Como fazer um teste de Perfil de Investidor da sua Corretora


O primeiro passo é separar 10 minutos na sua rotina, sentar e relaxar. As questões demandam atenção e sinceridade nas respostas (caso deseje orientação na hora de responder o teste de perfil da sua corretora manda um zap pra gente).

Uma observação nada convencional (rs): Se você deseja investir em Renda Variável vai ter que responder as perguntas de uma maneira bem específica, vale dizer que não recomendamos que você faça isso se não tiver a assessoria/consultoria de um profissional de investimentos, pois mentir no seu Perfil de Investidor não vai te ajudar, apenas te prejudicar. Um investidor que tem o acesso liberado para aplicar em quaisquer ativos na corretora vai ter que responder que tem muito conhecimento e experiência no mercado financeiro, bastante dinheiro guardado, que aceita riscos se houver retorno e que o prazo de seus investimentos é superior a 1 ano.

Dito isso, muitas corretoras tem os testes de perfil no próprio aplicativo, porém, por experiência própria sugiro fazer o teste no computador se possível, pois alguns testes travam na fase final pelo App.


As questões vão tentar identificar o prazo dos seus investimentos, sua situação orçamentária, seu conhecimento de renda fixa e variável e sua relação com o risco e o retorno, nada além disso. Não é uma situação de certo ou errado e sim, uma tentativa de identificar seu perfil para habilitar os investimentos mais adequados para você. Motivo pelo qual o teste pode ser refeito a qualquer momento e, anualmente, costuma ser exigido a sua reavaliação de perfil (afinal você muda com o tempo, ganha experiência e conhecimento, acumula mais dinheiro e investimentos).


Em resumo, o padrão é: quanto mais dinheiro, conhecimento, experiência, aceitação do risco e prazo de resgate dos investimentos, mais apliações da corretora vão ser liberados, como Renda Variável e Derivativos. Quanto menor sua renda, seu dinheiro guardado, conhecimento, experiência, aceitação ao risco e quanto antes você for precisar do dinheiro, menos alternativas de investimentos vão ser liberadas, sobrando apenas algumas opções de renda fixa.


Logicamente, que ao falar com um assessor da corretora você consegue pedir as liberações (após a assinatura de termos de adesão), apesar de não ser recomendável. Investimentos em Renda Fixa Privada e Variável exigem um certo conhecimento e equilíbrio emocional que o investidor principiante pode não ter.


Pra encerrar, como o teste de perfil da corretora tem relação com os investimentos liberados, não é uma boa ficar refazendo ele toda hora. Por isso, se você quer se conhecer à fundo e poder ficar experimentando ou refazer o teste todo mês a cada novo investimentos, temos o nosso Teste de Perfil de Investidor.



Nosso teste de perfil de investidor é simples e objetivo, online e automático, o resultado sai na hora para você e pode ser feito e refeito quantas vezes você quiser. Desenvolvemos nosso teste de perfil com três objetivos em mente: facilitar para quem quer conhecer seu próprio perfil de investidor, oferecer uma ferramente fácil para verificar qual o perfil do seu investimento para aquele mês e ajudar as pessoas a se entender melhor como investidores.


Nosso teste funciona da seguinte maneira, basta clicar no botão abaixo e acessar a página do teste. Lá você vai encontrar um formulário do GoogleForms, no qual precisa apenas logar com seu gmail ou algum outro email. Depois disso, basta responder as questões com sinceridade e atenção. Lembre-se que não tem certo ou errado.




Ao final do teste você receberá uma pontuação, com essa pontuação basta acessar a tabela de Perfil de Investidor, disponível no começo desse post ou na página do teste de perfil. Com a pontuação você só precisa olhar na tabela e ver em que perfil você se encaixou no momento.


E pronto, além disso uma cópia do seu teste vai para seu e-mail, assim você pode ver a pontuação, caso tenha se esquecido de anotar e também comparar seus vários testes ao longo do tempo, verificando sua evolução.


Esperamos que nosso teste possa te ajudar a se conhecer melhor e a realizar investimentos mais adequados e sucedidos. Se precisar de ajuda basta entrar em contato conosco.


Um grande abraço e até o próximo post.


Não deixe de se inscrever no nosso site como membro e no nosso Facebook e Youtube. É grátis! Basta se cadastrar com o Facebook ou Gmail para receber notificações dos nossos materiais, cursos e vídeos, além de poder deixar seu comentário para gente, mandar dúvidas e sugestões para futuros vídeos e postagens.

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page