top of page

Me parabenize pelas minhas CONQUISTAS, não por ser bonita e delicada

Escrito por: Isabel Franson


#MulheresNasFinanças #DiaDaMulher Nunca fui muito adepta do recadinho com bombom e flores “parabéns, mulher, por ser linda e tornar o mundo melhor 🌹” . O que significa isso???


Não se ofenda se você foi um dos que me mandou esse tipo de mensagem hoje pela manhã. Não odiei e não quero ser ingrata. Muitas pessoas (homens e até mulheres) não fazem por mal. Entendem que esse é o tipo de valorização que merecemos.


Eu, no entanto, entendo diferente. Sempre me dediquei a ser forte, tenho exemplos, tenho sangue correndo nas veias de mulheres FODAS. Que trabalham pra caramba, que conquistam cada dia mais realizações profissionais e pessoais também. Afinal, a ideia aqui não é de pintar uma mulher solitária. Mas autossuficiente, diferença bem grande.


Alguém que é, sim, feliz sendo mãe, filha, parceira. Mas cuja vida não gira em torno disso. Mulheres cujo sucesso integre aspecto profissional, familiar e pessoal. E o que é esse pessoal?


O que ela faz por ela mesma. Hobbies, saúde física, mental, financeira! A questão é que, talvez sem más intenções e mesmo assim de forma errônea, ainda vivemos esse mito enquanto sociedade de que realizações financeiras são para pessoas ricas.


De altos cargos, altos salários... E aí fica mais difícil, né? Porque, como sabemos, o percentual de mulheres em lideranças ainda é muito pequeno. Vem aumentando, mas ainda é baixo.


E a grande maioria de nós nem estão em funções executivas. Estão em empregos mais comuns, de renda bem limitada. MUITAS, criando famílias totalmente por conta própria. Sendo mãe, pai e provedora.


COMPLICADÍSSIMO falar em conquistas financeiras nesse caso. Mas, EI! Mulher! Você mesma aí que está lendo! DÁ PRA FAZER, TÁ?


Em um ano desde que eu passei a enxergar essa possibilidade de Educação Financeira, que vale para mulheres e homens, todo mundo e qualquer um, aprendi que o importante MESMO é fazer. Começar. Seja a quantia que for, na idade que for. Começar e se esforçar ao máximo para manter. Mês a mês.


Se para todos é importante, se para seu namorado, marido é importante... Imagina pra você! Ainda mais se você ganhar menos que ele. Ainda mais se você, por enquanto, depende dele.


Mulher do Céu... Não dá pra depender de NINGUÉM. VOCÊ precisa fazer por você.


Importância da Educação Financeira para a mulher

Cerca de 56% das famílias brasileiras têm MULHERES à frente da administração financeira. Boa parte porque os homens nem estão presentes. Mas em outros eles estão e, mesmo assim, olha a grandeza do papel feminino nesses lares. Ah! Esses dados são da Febraban: Federação Brasileira de Bancos. Pesquisa de 2020.


Se essa mulherada já faz malabarismo e segura as pontas FORTE sem ter estudado Finanças, imagina o que podemos fazer tendo ESTUDO/CONHECIMENTO?


É esse amor por levar INFORMAÇÃO e também a realização que eu venho sentindo com as minhas conquistas financeiras que me torna tão defensora dessa educação.


A FFatorial!, empresa do economista Gabriel Sarmento Eid, tem uma filosofia maravilhosa de entregar centenas de conteúdos DE GRAÇA. De verdade, sem pegadinha. Porque ele acredita na transformação do Brasil, nas melhorias que podemos – cada um de nós – fazer nas nossas vidas através do nosso desenvolvimento financeiro, conquistado com informação e empenho.


* Detalhe: mesmo se você for jovem e sem filhos - o que torna seu orçamento mais tranquilo - é imprescindível também, tá? Aí é que você precisa aproveitar, porque certamente fica mais fácil poupar, e já começar a garantir suas conquistas financeiras.


Mulheres na Bolsa de Valores

Nós investimos, sim, viu? Eu sou uma e talvez você conheça outras, mas nem saiba. O número poderia ser bem maior se quebrássemos essas barreiras de ‘quantidade de dinheiro’, e ‘complexidade do assunto’.


De qualquer forma, atualmente representamos 26,7% do total de investidores na Bolsa e 32,6% no Tesouro Direto. Ou seja, a cada 3 investidores: 2 são homens, 1 é mulher. Tem gente que vê como “ainda somos 30%”. Eu prefiro pensar “legal! Já somos 30%! E podemos um dia nos tornar metade dos investidores do País”.


Mas esse movimento feminino precisa acontecer de forma mais consistente e, se possível, rápida. Na Bolsa de Valores, por exemplo, o aumento de 25% para 26% levou DEZ ANOS!


Por que investir?

A curto prazo: para ter uma fonte de renda sua, garantida, segura, caso qualquer coisa aconteça com seu emprego ou saúde.


A médio prazo: para realizar sonhos, como viajar, estudar, comprar moto, carro, casa.


A longo prazo: para ter uma aposentadoria DECENTE, DIGNA. Independente de governo, marido, filhos.


São motivos suficientes pra você?


Como fazer?

Além de estudo, esforço. Comece com coisas simples, tirando aos poucos aquele café com salgado na rua, se puder. Outra sugestão (polêmica): no salão de beleza você acha que consegue reduzir frequência ou serviços? Uma coisinha ou outra que der pra fazer em casa já representa R$30, R$50. No fim do mês, faz diferença!


Crie uma conta separada – de preferência, em bancos virtuais, sem taxa de serviço e anuidade. Para cada uma dessas economias feitas na semana ou no mês, vá transferindo o dinheiro pra lá. Essa será sua quantia para aplicar.


Tipos de investimento

Ih, esses são centenas, MILHARES! Aqui, o assunto fica mais detalhado, então eu sugiro que você entre na FFatorial! para começar seus estudos e planejamento. O que consigo te adiantar é: não existe “o melhor” investimento, aquele que vai fazer milagre e te deixar rica sem esforço. Existem diversas opções e, de acordo com seus objetivos, podemos encontrar o mais adequado – para te entregar rendimento no prazo que seja bom pra você.


Juntas somos mais fortes

Como a minha caminhada ainda é bem longa (espero que eterna) nessa evolução financeira, tenho muito a aprender e estou longe de ser alguém para ensinar. Mas posso oferecer apoio. Tirar algumas dúvidas, se for algo que já tenho condição de orientar, tentar entender sua situação, talvez ajudar a enxergar soluções que você sozinha não consegue ver.


Mas o melhor, claro, é contar com a expertise de quem domina MESMO o assunto. E a FFatorial! faz esse papel na sua vida. Conte comigo e com essa empresa que é para todos. Quem sabe você também não se torna uma defensora das nossas mulheres nas finanças e criamos uma rede feminina FORTE para trocar experiências?


Seja(m todas) bem-vinda(s)!



Posts recentes

Ver tudo

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page