top of page

#contasdigitais Quanto Rende uma conta digital?

Atualizado: 14 de jul. de 2021

Edição e Produção de Vídeos: Renato Rocha Prado

Revisão de Conteúdo: Isabel Franson


100% da Taxa D.I.

150% da Taxa D.I.

Incríveis 200% da Taxa D.I.!

Afinal, essas contas que dizem remunerar essas porcentagens da Taxa D.I. se você deixar seu dinheiro parado lá, será que Rende isso mesmo?

Todas as alternativas de contas e instituições financeiras e não financeiras, podem vir a oferecer algum tipo de rentabilidade para o dinheiro que você deixar depositado com eles, é uma estratégia de marketing para captar novos clientes.



Antigamente, quando nosso sistema financeiro era dominado por meia dúzia de bancos, não havia muito necessidade desse tipo de estratégia mas, atualmente, com os bancos digitais, fintechs e outras empresas financeiras gerando concorrência, esse tipo de serviço passou a ser oferecido (e já era hora disso acontecer).


Então, antes de explicar como funcionam, vamos responder a pergunta importante, rende isso tudo mesmo?


Pode render sim!



No gráfico abaixo fizemos uma simulação, de uma pessoa que depositou seu dinheiro, em três situações: (linha azul) na poupança, (linha vermelha) numa conta depósito que pagava 150% da taxa D.I. de rendimento e (linha amarela) num CDB com liquidez diária que pagava 200% da taxa D.I. (vale mencionar que é um cenário hipotético, já que as rentabilidades podem mudar ao longo de 12 meses, conforme a Taxa Selic mudar, clique aqui para ler mais sobre esse assunto).



Após deixar seu dinheiro aplicado nessas três alternativas por 12 meses, calculamos a rentabilidade acumulada no período e montamos o gráfico. Como podem ver, a poupança renderia, hipoteticamente, 1,92% ao longo de 12 meses de investimento, enquanto uma aplicação com 150% da D.I. renderia 2,88% (o que dá metade a mais do que a poupança) e uma aplicação com 200% da D.I. renderia 3,86% (o dobro do que a poupança). Então, realmente, essas aplicações que rendem tantos % da D.I. podem e vão render mais do que a poupança.


A questão fundamental a se entender é que a poupança não rende mais 0,5% ao mês desde 2012, quando as regras da poupança foram alteradas, na época a poupança ainda rendia 6% ao ano, mas com a SELIC cada vez menor, sustentar essa rentabilidade estava ficando muito caro para a Caixa Econômica Federal, logo, alterou-se o cálculo da rentabilidade da poupança (mais sobre isso nesse post) para se tornar algo em torno de 70% da Taxa Selic. Assim, quando a Selic sobe ou desce, a rentabilidade da poupança também se altera. Além disso, a Taxa D.I. também é uma taxa de juros que se baseia na Taxa Selic, portanto, a análise que devemos fazer é bem simples: Se a SELIC subir ou descer a rentabilidade de poupança, CDBs que rendem % da taxa D.I. e contas remuneradas que pagam uma % da taxa D.I. para quem deixar o saldo lá parado, vão subir ou cair proporcionalmente.


A regrinha matemática é essa:

  1. A poupança rende o equivalente a 75% da Taxa D.I.

  2. Um CDB ou Conta Remunerada que rende 100% da Taxa D.I. na prática, após os impostos, rende 76% da Taxa D.I. (se você deixar um mês parado, pra não pagar IOF)

  3. Portanto, pra valer a pena, já que contas remuneradas e CDB com liquidez diária pagam IR, só valem a pena se for acima de 105% da Taxa D.I.


Por isso que sim! Essas contas remuneradas e CDBs com liquidez diária, que pagam 150% ou 200% da Taxa D.I. rendem mais e sempre vão render mais do que a Poupança, mas, apenas vale a pena se você deixar o dinheiro lá por ao menos 31 dias, senão o IOF e o IR vão detonar a sua rentabilidade.



Poupança meus caros, não rende mais 6% ao ano e nem 0,5% ao mês já faz muito tempo, por isso, em apenas alguns casos ela serve como reserva de emergência e, em nenhum situação, ela serve como investimento.


E por hoje é só pessoal, esperamos que essas dicas te ajudem a cuidar melhor das suas finanças pessoais, em caso de dúvidas ou dificuldades não hesite em nos mandar mensagens pelas redes sociais, e-mail ou Whatsapp.

Não deixe de se inscrever no nosso site como membro e no nosso Facebook e Youtube. É grátis! Basta se cadastrar com o Facebook ou Gmail para receber notificações dos nossos materiais, cursos e vídeos, além de poder deixar seu comentário para gente, mandar dúvidas e sugestões para futuros vídeos e postagens.

Até a Próxima!

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page