top of page

3 Regras de Ouro para Antes de começar a Investir

Atualizado: 21 de out. de 2021

Edição e Produção de Vídeos: Renato Rocha Prado

Revisão de Conteúdo: Isabel Franson


Três passos fundamentais que você precisa ter dado antes de começar a Investir


Investir, garantir seu futuro, buscar uma aposentadoria mais tranquila e de qualidade, esse com certeza são os sonhos de muitos brasileiros e deveria ser mesmo, afinal, apenas 1 em cada 3 brasileiros consegue aposentar de verdade, e mesmo assim, muitos deles ainda vivem as custas dos outros, isso não é vida, muito menos depois de ter trabalhado uma vida toda, pago seus impostos e cumprindo suas obrigações a duras penas.


Você merece se aposentar com paz e tranquilidade, mas, para conquistar isso não tem solução fácil, nem ganhar na loteria, somente Investir, poupar e Investir.

Porém, somente investir não basta, aplicar seu dinheiro não é um passatempo, não é algo que possa ser feito com displicência, demanda estudo, constância e paciência. Um investimento mal sucedido, não representa apenas uma perda de lucro ou dinheiro mas, também, uma perda de tempo, do tempo gasto planejando o investimento, trabalhando para ganhar o dinheiro que investido, o tempo se esforçando para economizar o salário do mês, o pior de tudo é que esse tempo perdido é irrecuperável!


Escute nosso PodCast em que falamos exatamente sobre esse tema:


Pensando nisso fizemos uma lista com algumas coisas que toda pessoa que quiser começar a investir precisar ter feito antes mesmo de investir:

  1. Equilíbrio Orçamentário: Não se iluda, nenhum investimento é capaz de pagar dívidas! Além disso, o objetivo de qualquer Investimento deve ser acumular riqueza para o futuro, portanto, não invente, primeiro resolva as questões financeiras, tenha equilíbrio Orçamentário, sua renda precisa ser capaz de pagar todas suas obrigações e ainda sobrar um pouco dela para ser investido. Aliás, essa é outra coisa fundamental, equilíbrio Orçamentário significa que sua renda é maior do que seus Gastos todo mês, permitindo que você economize todo mês e invista essa economia, TODO Mês. Investimentos só são sucedidos com constância, o efeito dos juros compostos só acontece quando se investe regularmente, todo mês. Por isso, que é necessário o Equilíbrio Orçamentário, sem isso não tem constância. (Acesse nosso Fluxo da Grana e organiza-se!)

  2. Reserva de Emergência: Outro ponto fundamental, qualquer consultor ou assessori de investimentos que te oriente a investir sem antes te orientar que você precisa ter um Pé de Meia (acesse nossa série de postagens sobre o Pé de Meia) construído, é um irresponsável, Investir significa colocar suas economias, que foram conquistadas a duras penas, em diversos tipos de aplicações (nome disso é Diversificação) e muitas dessas aplicações não tem Liquidez, ou seja, você vai ficar meses, anos sem poder mexer nesse dinheiro e se, por ventura, você quiser mexer neles antes da hora vai sair no prejuízo, muitos investimentos demandam tempo para darem frutos. É por esse motivo que você precisa ter uma Reserva de Emergência, caso você precise de dinheiro é da reserva que você vai usar, não dos seus investimentos, um investimento encerrado antes da hora ou um prejuízo nos investimentos é algo IRRECUPERÁVEL, o tempo que você colocou neles você nunca mais recupera. (Acesse nossa Calculadora de Reserva de Segurança)

  3. Conhecimento: Por fim, e não menos importante, é preciso um conhecimento mínimo, de educação financeira com foco em Renda Fixa e Variável, pois o mundo dos investimentos são cheios de "pegadinhas" e gente inescrupulosa. Bancos e corretoras vivem dos serviços prestados e de comissões, portanto, vão ter aqueles que vão buscar te induzir a fazer um investimento que não é necessariamente o melhor pra você, pois há uma meta a ser batida ou uma comissão. Quem tem um conhecimeto mínimo sobre como Funciona a Renda Fixa e Variável, adquire Discernimento e Visão crítica, vai perceber o que é e o que não é necessarimente o investimento mais Adequado para seu perfil de investidor ou para seu planejamento de investimentos - essa inclusive é uma palavra para você guardar nessa vida: Adequado. Não existe o melhor investimento, apenas, o que é mais ou menos Adequado para você, para seu perfil ou para seus planos, por isso mesmo, que existem diversas alternativas de investimentos que você vai aplicar ao longo da sua vida.

E aí gostaram de mais essas dicas? Então não deixem de conhecer nosso canal no Youtube, lá você vai encontrar dicas e vídeos rápidos com mais dicas e orientações sobre Finanças Pessoais e Investimentos. Não deixe de acessar também nossos Cursos em parceria com a Universidade Santa Cecília, na modalidade EaD e com certificação de participação.


Não deixe de se inscrever no nosso site como membro e no nosso Facebook e Youtube. É grátis! Basta se cadastrar com o Facebook ou Gmail para receber notificações dos nossos materiais, cursos e vídeos, além de poder deixar seu comentário para gente, mandar dúvidas e sugestões para futuros vídeos e postagens.

124 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page